segunda-feira, maio 25, 2015

SOCABA Adota a Campanha: Resite Bar do Araújo

Virou uma febre nas mídias sociais a divulgação da foto acima com o texto: Resiste Araújo. O sucesso desta foto é tão grande que ela acabou indo parar na Fun Page da SOCABA. A imagem transmite a inusitada situação de um Bar que fica entre duas igrejas evangélicas, no mesmo prédio.

Mas afinal de contas: Aonde fica o estabelecimento? Qual é a história deste bar? Quem é Araújo?

Rogério Alvarenga, nosso garimpeiro da internet, acabou encontrando todas as respostas deste bastião da resistência no Blog do Kelmer pilantramente aproveitamos para replicá-las aqui em nossa página da SOCABA pois nossa Sagrada Ordem se solidariza com a campanha nacional e faz o coro com o Brasil dizendo: RESISTE BAR DO ARAÚJO
Segue abaixo a incrível história do estabelecimento:

Bar do Araújo é a salvação
Por Ricardo Kelmer

"É na pequena cidade de Jaguaribana, no sertão central do Ceará, que está localizado o Bar do Araújo. Espremidinho entre duas igrejas evangélicas, o bar lota quase todos os dias, graças à sua fiel clientela, feita de ateus, agnósticos, livres pensadores e até de religiosos moderados, que se divertem com o inusitado da situação. De passagem pela região, estiquei até a cidade, disposto a ver de perto aquele trio improvável. Mas não dei sorte no horário. Era meio-dia e tanto as igrejas quanto o bar estavam fechados. Felizmente consegui falar com os proprietários e alguns frequentadores do bar.

O bar é simples e sem sofisticações, mas suas donas primam pelo tratamento criativo e bem humorado dado aos frequentadores. A casa abre e fecha sempre ao som de trombetas e, obviamente, funciona também em dia santo. Após um ano, o cliente ganha a Carteirinha de Testemunha de Araújo, que dá direito a pendurar a conta, ou melhor, crucificar a conta, pois ela é literalmente pregada num madeiro em X que fica atrás do balcão.

Assim como seus vizinhos, no Bar do Araújo também existe o dízimo, com a diferença que quem cobra é o próprio cliente: toda dose dá direito a uma choradinha dizimal. Quanto aos banheiros, eles não são divididos por gênero masculino ou feminino, mas pela fé de cada um. Na porta de um, “Fé demais”, e na do outro, “Fé de menos”. O segundo é mais usado.

E o Araújo? Ele nunca aparece. Na verdade, o bar já se chamava assim quando três irmãs o compraram e mantiveram o nome. Elas são três Marias: Auxiliadora, Madalena e Aparecida.

Antes o bar sofria bastante com os cultos das igrejas, pois a zoadeira espantava os clientes, principalmente em dia de exorcismo. Como o poder público era indiferente à poluição sonora das igrejas, o bar resolveu a questão fazendo shows com a banda de rock Lucy Feryna exatamente na hora dos cultos.

A gritaria dos vizinhos combinou tão bem com o som pesado da banda que caravanas de roqueiros chegavam todo dia na cidade para ver os shows. Incomodados, e cientes de que contribuíam para o sucesso da banda, os pastores instalaram isolamento acústico nas igrejas, o que fez os shows perderem a graça. Mas o epísódio fez surgir um novo gênero musical, o demogospel metal, e inspirou o surgimento de várias bandas, como a Danação Eterna e a Hordas do Louvor, que se especializaram a fazer shows ao lado de igrejas evangélicas, aproveitando o coro dos cultos.

Ambas as igrejas já tentaram fechar o bar de várias maneiras, inclusive sob a alegação de desrespeito religioso, sem êxito. Já tentaram também alugar o espaço, mas estão condenadas à convivência já que o dono do imóvel, que preferiu não ter o nome divulgado, pretende manter os aluguéis do jeito que está.

Apesar de serem ambas evangélicas, as igrejas possuem diferenças entre si e são comuns desavenças entre seus fieis. Numa delas, um ano atrás, evangélicos dos dois lados discutiram e atiraram, uns contra os outros, dezenas de garrafas de água milagrosa do rio Jordão. “Foi um horror, era vidro pra todo lado. E os nossos clientes, coitados, no meio do fogo, tiveram que se proteger embaixo das mesas”, conta Auxiliadora, relembrando caso. Felizmente ninguém se feriu seriamente, e depois desse dia os pastores passaram a vender a água milagrosa em garrafa de plástico. Desde então não houve mais grandes confusões. “Até agora este é o único milagre comprovado da água milagrosa”, conclui Madá, a das pedras.

A seguir, uma amostra do cardápio, da programação e das promoções do Bar do Araújo.

CARDÁPIO:

Linguiça do Pastor – Pastel Convertido – Dogão de Salomão (duas salsichas) – Encosto de Moela – Amarradinho de Frango – Exuspetinho (com farofa e vinagrete) – Chucrute na Santa – Pecadinho de Fígado – Encruzilhada de Bode – Benzidão de Porco na Chapa – Condenada na Grelha (galinha assada) – Pimenta do Anticristo – Heresia de Peixe com Fritas – Pomba com Ovos Dentro – Rabada da Crente – Arrebatada com Macaxeira – Vodu de Camarão no Palito – Ungido de Vatapá – Buchada Poderosa do Juízo Final – Blasfemo Cozido (tem espinha, cuidado) – Galeto Crucificado com Farofa – Patê de Ateu – Ressuscita Jesus (caldo de mocotó com tripa de surucucu) – Vinho de Jurubeba Filhas de Ló – Ponche de Pilatos – Pinga Milagrosa do Rio Jordão – Xis Moisés (com ketchup do Mar Vermelho) – Admoestada com Pepino e Cenoura – Possuída ao Molho Cabidela

PROGRAMAÇÃO:

  • Segunda do Arrependimento: quanto mais pecado, mais desconto
  • Terça da Salvação: sopão grátis para expulsos da igreja
  • Quartafobia: teatro com o grupo Os Ex-ex-gays
  • Quinta do Descarrego: a quinta cerveja é por conta do Cão
  • Na sexta tem show com as bandas Dizimados no Apocalipse e Jericos de Jericó
  • No sábado Jesus não paga (mas tem que apresentar documento com foto)
  • No domingo: show de humor com a dupla Paifilho e Espírito Santo

    PROMOÇÃO: ESTE COPO NÃO TE PERTENCE
    Quem bebe no gargalo tem desconto (economia de água na lavagem dos copos)

    AVISO SOB O RELÓGIO NA PAREDE:
    Que oração? Hora que passa.

    AVISO NO CARDÁPIO:
    Aqui todos falamos em línguas (enroladas)

    BEBEU DEMAIS E NÃO PODE DIRIGIR?
    Disque Arrebatação. Somente mototáxis credenciados.
    "

    Para ler mais detalhes desta história, acesse o Blog do Kelmer http://blogdokelmer.com/2015/05/25/bar-do-araujo-e-a-salvacao

    A SOCABA deseja vida longa ao BAR DO ARAÚJO!!!

  • 5 comentários:

    1. Araujo é resistência, #somostodosaraujo .

      ResponderExcluir
    2. Resiste Araújo! Hahaha

      ResponderExcluir
    3. Ei, estou confusa. O bar fica em Terra Rica ou em Nova Jaguaribara? Noutros sites diz q é em Terra Rica PR.

      ResponderExcluir
    4. É em Terra Rica, o texto reproduzido que diz que é no Ceará é fake, é uma muito bem escrita sátira ao acontecimento. A verdade é que os evangélicos fazem mais uma vítima : conseguiram fechar o Bar do Araújo. Vejam : http://amarretadoazarao.blogspot.com.br/2015/05/bar-do-araujo-capitula-frente-aos.html
      http://amarretadoazarao.blogspot.com.br/2015/05/bar-do-araujo-o-ultimo-territorio-de.html

      ResponderExcluir
    5. Terra Rica ou Jaguaribara. Desafio é o seguinte: QUAL O LOGRADOURO DO BAR ARAUJO? Nome da Rua, numero, bairro, cidade e estado. Desafio lançado!!!

      ResponderExcluir